A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) está com inscrições abertas para um curso online direcionados aos técnicos que atuam com análise de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) em processos de licenciamento. Estão abertas 500 vagas e as inscrições podem ser realizadas neste link.
A qualificação acontecerá entre os dias 6 a 10 de março, no período matutino e vespertino, pela plataforma Google Meet, com 40 horas de duração e abordará as diretrizes para elaboração de termos de referências, conceitos básicos da avaliação de impactos ambientais, diferentes metodologias e práticas.
Entre os assuntos estão o Processo de avaliação de impactos ambientais como instrumento para uma sociedade sustentável, avaliação de impacto ambiental, Termos de Referência para elaboração e apresentação de Estudo de Impacto e Relatório de Impacto Ambiental, métodos de avaliação de impactos ambientais, o processo de avaliação de um EIA/RIMA na análise de processos de licenciamento ambiental, audiência pública e estudo de casos.
Palestrantes
Annelissa Gobel Donha - Engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Ciências do Solo com especialidade em Geoprocessamento pela UFPR. Atualmente, é sócia-diretora da empresa Andreoli Ambiental, onde atua, desde 2004, como coordenadora técnica de projetos ambientais, incluindo licenciamentos ambientais, diagnósticos ambientais, estudo de impacto ambiental, monitoramento ambiental, gerenciamento ambiental de obras, educação ambiental, planos de controle ambiental, levantamento de passivos ambientais e geoprocessamento.
Pedro Luiz Fuentes Dias - Engenheiro florestal, Mestre em Agronomia. Atualmente é professor, entre outros, do Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental da disciplina de gerenciamento de recursos hídricos da FGV; Diretor Executivo da Companhia Ambiental e Diretor do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Ambientais, Diretor de Marketing e Vice Presidente do Conselho administrativo da ABRAPCH – Associação Brasileira de Fomento às PCHs e CGHs.
Texto | Renata Prata