O Cadastro Ambiental Rural – CAR - é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP; das áreas de Reserva Legal; das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa; das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

 

 

O proprietário ou possuidor rural antes de efetuar a inscrição do seu imóvel rural no CAR deve se cadastrar no SIGA, este cadastro é específico para cada proprietário ou possuidor rural, representante legal e responsável técnico mesmo que já tenha car em andamento.

 

                                                                                                                                                                                                                                  

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) esclarece que, conforme a Lei complementar nº 592, de 26 de maio de 2017, o produtor rural poderá inscrever seu imóvel no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) mediante a apresentação das identificações do requerente, proprietário ou possuidor. A identificação do representante legal e do responsável técnico não é obrigatório. 

É exigido um responsável técnico somente nos casos de Regularização dos passivos Ambientais e do relatório técnico de tipologia vegetal, como mostra o Decreto n° 2.365, de 9 de fevereiro de 2010, que pede a presença de um engenheiro florestal para realizar o trabalho.

Conforme a Lei complementar nº 592, de 26 de maio de 2017, o produtor rural poderá inscrever seu imóvel no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) mediante a apresentação das identificações do requerente, proprietário ou possuidor. A identificação do representante legal e do responsável técnico não é obrigatório. 

É exigido um responsável técnico somente nos casos de Regularização dos passivos Ambientais e do relatório técnico de tipologia vegetal, como mostra o Decreto n° 2.365, de 9 de fevereiro de 2010, que pede a presença de um engenheiro florestal para realizar o trabalho.

 

Para ter acesso ao SIMCAR módulo de cadastro, o Credenciado deve possuir um login, senha e permissões especificas do sistema. É no SIMCAR, através dos Sub-menus; “Cadastrar” e “listar” que o Credenciado irá fazer todo o cadastro e gerenciamento dos projetos de CAR.

 

 

 Informação: CentralGeo

Valores promocionais para clientes antigos e acessíveis para novos. Conte conosco para cuidar de sua propriedade, evitando que seja vítima de análises sem fundamento de sua pequena propriedade ou de problemas adicionar para a solução de passivos nas propriedades maiores.

Oferecemos ótimos profissionais, que apesar das dificuldades do mercado e com a concorrência desleal de alguns "profissionais" ainda consegue fazer logo no inicio uma análise criteriosa da documentação e da propriedade a ser licenciada.